Auto-Ajuda
Auto-Estima

Auto-Estima

Segundo o dicionário auto-estima significa: apreço ou valorização que cada pessoa confere a si própria, permite ter confiança nos actos e pensamentos que tem.

E é completamente verdade, auto-estima é aquilo que achamos de nós. Portanto quando nos olhamos ao espelho e não gostamos daquilo que vemos, seja a nível físico seja a nível de personalidade, é normal que a nossa auto-estima esteja baixa.

E o que podemos fazer para mudar isso? Em primeiro lugar, se aquilo que não gostas em ti é a nível físico tens duas soluções. A primeira é mudar, se o problema for por exemplo, ter uns quilos a mais depende de ti contrariar isso. E quem diz isso diz qualquer outro tipo de imperfeição a nível físico.

A segunda solução é aceitares-te como és e gostar de ti assim. Quantas pessoas são lindas e acham-se feias? Quantas pessoas que até nem são assim tão giras mas transparecem confiança? Podemos não ser a pessoa mais linda do mundo mas se gostamos de nós a atitude é logo outra. Já não te aconteceu por exemplo observares num grupo de amigas, ser a amiga que não é considerada a mais bonita, ficar com o rapaz mais giro?

E porque será? Porque a personalidade faz muito ao caso, não é só a beleza que conta. Conta a atitude dela, a confiança que tem em si mesma, tanto a nível psicológico como a nível físico. Ter auto-estima está ao alcance de todos.

Se não te achas atraente a nível físico muda, pratica exercício fisico se o teu problema for não gostares do teu corpo. Se por exemplo não gostas do teu nariz, dos teus dentes, de ter poucas mamas… Trabalha e junta dinheiro para alterar isso. No mundo em que vivemos ser coitadinho é que não! Quando não estamos bem com alguma coisa há sempre solução. Infelizmente as vezes não existe solução para algum problema de saúde ou para a morte, mas para o restante há!

E mesmo quando temos tudo e continuamos a achar-nos feios isso também se trabalha. Aqui trata-se de trabalhar a nossa confiança, mudar de atitude em relação a nós e não sermos tão exigentes com algo que já está bem.

E acima de tudo, não deixes a tua auto-estima cair devido ao que os outros acham ou dizem. Obviamente receber elogios sobe-nos o ego, era hipócrita dizer o contrário. Mas quantas vezes as pessoas não nos criticam por sentir inveja? Quantas vezes não nos apontam defeitos para parecer que elas são melhores?

É importante cada um de nós ter bem presente aquilo que somos e não nos deixarmos abalar por comentários infelizes. Mas mais uma vez alerto para o facto de não cairmos no papel do coitadinho. Se por exemplo alguém te chama gordo e tu sentes-te mal com isso mas não fizeste nada para mudar, foi algo que tu escolhes-te. Deves ter estrutura para aguentar este tipo de opiniões infelizes porque elas vão surgir.

%d bloggers like this: