Auto-Ajuda
Ter Paciência

Ter Paciência

Qualquer pessoa que trabalhe com atendimento ao público precisa de toneladas de paciência. Paciência para conseguir desempenhar o seu trabalho sem responder mal nem aumentar o seu próprio ritmo cardíaco.

As pessoas são inacreditáveis, quer nas suas palavras quer nas suas atitudes. As vezes parece que nos fazem verdadeiros testes à paciência. Mas hoje não vim aqui falar do óbvio, vim aqui dar dicas sobre como ter paciência em situações que nos tiram do sério.

O segredo é pormo-nos a nós em primeiro lugar e desvalorizar a situação provocatória em que nos encontramos. Em grande parte das situações lidamos com pessoas infelizes e frustadas. Pessoas que não sabem o que querem, e todos nós, por muito calmos que o sejamos temos pontos que nos tiram do sério. É difícil manter a calma nestas alturas, mas com treino consegue-se.

Um dos truques é pensarmos para nós mesmos: – Esta pessoa não me vai tirar do sério, se me enervar ponho em causa a minha saúde.” E devemos repetir para nós mesmos as vezes que forem precisas para interiorizarmos.

Outra coisa extremamente importante é saber respirar. Respirar antes de falarmos ou respondermos torto. Devemos ter presente que muitas vezes o que a pessoa do outro lado quer é um sinal que nos conseguiu enervar. O respondermos de forma mais acelerada deixa a outra pessoa feliz, pois percebe que conseguiu o que queria.

Existem pessoas que parece que andam no mundo só para tirar do sério quem está sossegado. E como tal, não merecem sequer que gastemos a nossa energia. Respirem antes de falar, se mesmo assim for difícil contem de dez para zero. Contar de trás para frente obriga o cérebro a pensar, e consequentemente vira as nossas atenções para outro lado.

Ter paciência é algo que todos devemos aos poucos conseguir ter, quer trabalhemos ou não no atendimento ao público. É uma coisa que se quisermos conseguimos trabalhar. Para nosso próprio bem, se não a temos é preciso encontrá-la, pois todos nós um dia vamos cruzar-nos com a alguém que a vai testar.

%d bloggers like this: