Auto-Ajuda
Sentir Rancor

Sentir Rancor

Quantos de nós já sofremos com o mal que os outros nos fizeram? E conseguimos perdoar? É fácil esquecer?

Esquecer nunca é fácil, mas quando temos aquele sentimento de desejar o mal a determinada pessoa é preciso parar e fazermos uma introspeção sobre nós. O que é que sentir inveja de alguém diz sobre nós?

Será que mostra que estamos infelizes com o que temos? Porque é que determinada pessoa estar feliz nos causa inveja ou incómodo? É preciso tentarmos responder a estas perguntas. Analisar a falha da nossa personalidade.

Não é de todo normal ficarmos felizes com o mal dos outros. Não é mentalmente saudável gostarmos de saber que alguém é pior que nós ou que vive pior que nós. Vivemos para ser a melhor pessoa que conseguirmos ser, e não para vivermos constantemente em comparação com os outros. Se somos felizes com o que temos e somos, não há mal nenhum de os outros serem melhores. Deve servir-nos de estímulo, de incentivo para tentarmos ser a melhor versão que conseguimos ser de nós mesmos.

Sentimentos maus todos temos! Mas é importante analisar o porquê disso acontecer. Podemos ter situações passadas mal resolvidas que nos levem a sentirmo-nos de determinada forma.

A melhor maneira de lidar com o rancor é perceber que um sentimento destes nos desgasta. Se sentimos rancor por alguém provavelmente essa pessoa deveria ter zero importância para nós. E não é o que acontece neste caso, se desperdiçamos energia e palavras com alguém é sinal que essa pessoa não nos é indiferente. E deveria ser porque traz-nos maus sentimentos.

Para deixar de sentir rancor é preciso pôr de lado o mal que nos fizeram. Deixar que a vida faça o seu trabalho pois não nos cabe a nós castigar. O destino de quem faz mal acaba por estar sempre definido. E acreditem, mais tarde ou mais cedo, pessoas maldosas pagam o mal que fazem.

Portanto, cultivem em vocês bons sentimentos. Tentem puxar para vocês bons pensamentos, cada vez que surgir algo mau na vossa cabeça parem e pensem: – Mas porque é que eu estou a pensar nisto? – Esta pessoa já nem me diz nada, eu não sou assim!

E deixem essa pessoa seguir em frente sem serem vocês a sentir um sentimento tão mau como o rancor.

Sentir raiva por alguém pode levar-nos a ter comportamentos que não são os nossos, pode despertar ansiedade em nós. E ansiedade por um motivo completamente parvo. Portanto, quando alguém vos fizer mal, tentem avançar esse capítulo da vossa vida.

%d bloggers like this: