Auto-Ajuda
Ter Medo

Ter Medo

Ter medo todos temos. A pessoa que diz que não certamente está a mentir. Di-lo para parecer mais corajosa, mais destemida… Mas no fundo, sabe-se lá como se sentirá por dentro.

O medo mantem-nos alerta, ajuda-nos a estar atentos. Quem de nós já não sentiu aquele frio na barriga por ter de enfrentar algo novo? Seja primeiro dia numa escola nova, primeiro dia na universidade ou até primeiro dia de trabalho. Aliás, a palavra “Primeiro” deve ser das palavras que mais detesto. É uma palavra assustadora até!

Ser o primeiro a fazer alguma coisa, implica enfrentar o desconhecido antes dos outros. Ser o primeiro dia de trabalho, força-nos a conhecer pessoas com quem não estamos habituados a lidar, obriga-nos a sair da nossa zona de conforto.

No fundo temos medo porque não conhecemos, não sabemos o que esperar e é mais do que normal. A não ser que sejamos pessoas desinteressadas e seja-nos completamente indiferente se nos vamos adaptar bem à escola ou ao trabalho novo, temos medo. O cérebro fica alerta, sentimos aquelas borboletas na barriga…

Porque somos humanos, somos seres que criamos expectativas acerca das coisas. É perfeitamente válido!

Contudo, preocupação em demasia é que já não é. Temos de saber distinguir as nossas emoções. Temos de saber escolher as nossas guerras e sobretudo, saber onde devemos aplicar a nossa energia. Não devemos ter receio de situações que não podemos controlar. Um primeiro dia de escola ou trabalho pode ser assustador, mas cabe a nós fazermos o melhor que sabemos. É desnecessário por exemplo, ter medo das pessoas que vamos encontrar. Se forem más pessoas, elas já o eram antes de lá termos chegado.

O medo não é mau mas temos de saber geri-lo. Enquanto ele nos colocar alerta é saudável, quando ele nos começar a limitar deixa de o ser. Nesta fase já é o medo que toma conta de nós. O certo é sermos nós a tomar conta dele, a saber respirar nas alturas certas, a ter pensamentos positivos em vez de negativos…

E somos capazes! Porque no fim dá sempre tudo certo!

%d bloggers like this: